A prótese dentária é indicada para pessoas que perderam um ou mais dentes. Algumas situações podem causar esse problema, como a periodontite, a cárie, gengivite, placas dentais, acidentes, o cigarro, e a má higiene bucal.
A perda dos dentes pode afetar, além da saúde do paciente, a sua autoestima, visto que sorrir, conversar, mostrar a arcada dentária, cria uma situação embaraçosa para a pessoa. Felizmente, as próteses dentárias podem aliviar esse tipo de sofrimento.
A falta dos dentes ainda pode causar uma série de problemas, como uma mastigação de má qualidade, da fala, e o fato de a cavidade da gengiva ficar mais exposta, entre outras adversidades.
Como há uma lacuna na gengiva, os dentes ao redor ficam sem apoio, fazendo com que o corpo procure um equilíbrio, para compensar a falta de estruturação da arcada. A mordida fica desajustada e outros dentes podem se inclinar.
As próteses dentárias são implementos que servem para substituir os dentes faltantes que foram perdidos pelo paciente. Elas podem ser fixas ou retiradas após a sua utilização. Cada uma tem uma vantagem e o dentista, ao analisar a situação da pessoa, deve indicar o melhor aparelho para as suas necessidades.
O paciente que utiliza a prótese pela primeira vez pode sentir algum desconforto. No entanto, após um tempo de uso, ele se acostuma com o aparelho. Com a tecnologia atual, as próteses dentais passaram a ter uma aparência mais natural, além do fato de serem mais confortáveis.
É importante observar quantos dentes estão faltando, para que assim, se escolha a prótese certa. O custo do tratamento também deve ser levado em consideração. Além disso, o paciente deve realizar a higienização da prótese todos os dias.
Existem cinco tipos de próteses dentárias, a fixa, removível, total, parcial e o implante dentário. Cada uma tem as suas vantagens de utilização. O paciente, junto a seu odontologista, deve escolher o melhor aparelho, que será utilizado em seu dia a dia.
A prótese fixa consiste em um aparelho produzido com materiais como metal, porcelana ou resina. Ela é fixada na mandíbula ou aparafusada na gengiva, onde os dentes estão faltando. Através delas, é possível ao paciente retornar com seu sorriso.
Existem diversos tipos de próteses fixas, podemos destacar a coroa e o pivot, que restauram apenas uma parte do dente. Existe também a ponte, onde as coroas são unidas e fixadas em dentes naturais, que apoiam a prótese, ocupando a região onde houve a perda dentária.
A faceta é um tipo de lente dentária, normalmente utilizada para ser posta onde há uma perda e desgaste na parte da frente do dente. Elas podem mudar as os aspectos externos dos dentes, como sua cor, formato e tamanho.
Este é um tipo de prótese produzida com materiais como metal ou acrílico. Ela tem como vantagem o fato de poder ser retirada pelo paciente sem o auxílio do dentista. Além disso, é mais fácil de se realizar a sua manutenção e higienização.
A prótese removível pode ser total ou parcial. A prótese removível total deve ser utilizada quando há uma perda geral dos dentes da arcada, em sua parte superior, ou inferior. Deve-se tomar cuidado no início de sua utilização, pois o paciente pode sentir algum desconforto, até mesmo porque a colocação da prótese gera um aumento na produção de saliva.
A prótese total também recebe o nome de dentadura. Deve-se utilizar este tipo de aparelho quando há uma perda total dos dentes. Ela tem como desvantagem o fato de ter pouca firmeza, além de ser desconfortável ao ser utilizada na mastigação dos alimentos.
Como vantagem, este tipo de prótese auxilia na recuperação da fala do paciente, além de melhorar a mastigação e a sua autoestima, visto que esses aparelhos são produzidos com materiais semelhantes aos dentes naturais.
A prótese parcial é feita com materiais como metal, resina acrílica ou porcelana. É muito utilizada em situações em que é necessário substituir apenas alguns dentes naturais. Ela também pode ser removível ou fixa.
O implante dentário consiste na fixação de um parafuso de titanio no maxilar, substituindo a raiz dentária, ou a sua estrutura óssea. Dessa maneira, ele serve como suporte para se colocar as próteses fixas ou parciais.
Veja qual o melhor tipo para sua situação.