Laserterapia: conheça mais sobre este procedimento odontológico

Com a utilização de modernas tecnologias, é possível realizar vários tipos de tratamentos odontológicos, a fim de preservar, recuperar, e tratar problemas relacionados à saúde bucal. Uma delas é a Laserterapia. Sua utilização tem fins analgésicos, antiinflamatórios e a redução da cicatrização.

A Laserterapia promove ações fotoquímicas, agindo sobre o tecido biológico do paciente. É um tratamento amplamente utilizado, que trata a área das mucosas bucais, reduzindo a dor e promovendo uma restituição do tecido.

Ela pode ser utilizada de várias maneiras, é um tratamento versátil, indicado, por exemplo, a pacientes com hipersensibilidade, que sofrem com tratamentos e intervenções como a extração dentária, clareamento dental,  colocação de um implante, entre outros.

Ademais, a Laserterapia vem sendo amplamente utilizada em várias áreas odontológicas. Para tal, o odontologista deve observar um diagnóstico de seu paciente e indicar o tratamento certo.

O que é a Laserterapia?

O laser é utilizado no tratamento da Laserterapia. Um dispositivo emite um feixe de luz, que possui diferentes tipos de ondas, normalmente de baixas frequências. Ele possui atributos bioestimuladores e biomoduladores.

A vascularização do tecido é estimulada, regenerando o tecido e também agindo como um poderoso anti-inflamatório. O procedimento é indicado para pacientes com hipersensibilidade dental, em tratamentos contra a herpes, afta e candidíase, doença periodontal, gengivite, recuperação no pós-operatório e dores na ATM.

Além disso, a Laserterapia tem um papel fundamental em tratamentos de dores na articulação da mandíbula, na bioestimulação óssea, no tratamento de canal, extração dentária, em lesões traumáticas, entre outros.

Como funciona a Laserterapia

O tratamento com a Laserterapia é indolor, invasivo, onde é utilizado um laser de baixa intensidade. O dentista realiza várias sessões de aplicação do laser, onde os raios de luz, que contém ondas magnéticas, entram em contato com os tecidos bucais, atuando como uma terapia odontológica.

A Laserterapia pode ser dividida em dois tipos de procedimentos, o de alta potência, que são empregados em preparos nas cavidades dentárias e em intervenções cirúrgicas, e o de baixa potência, onde auxilia na diminuição da dor, no regeneramento das células, buscando uma cicatrização do tecido com uma maior rapidez.

Ao realizar o procedimento, o odontologista foca os feixes de luz no local pretendido e realiza diversos movimentos nas regiões onde há uma necessidade de aplicação dos raios lasers. A grande maioria dos profissionais costumam utilizar o diodo, que possui um comprimento de onda no infravermelho e no vermelho.

Benefícios da Laserterapia

São inúmeros os benefícios da Laserterapia. Podemos destacar a atenuação do uso de analgésicos e dos antibióticos, diminuição da cicatrização, aceleração das atividades e rotinas alimentares do paciente, entre outros.

Este procedimento também tem como vantagem o fato de não ser invasivo, onde não há cortes nem perfurações. Ele não é doloroso, pelo contrário, através dele, o paciente sente uma amenização das dores relacionadas por exemplo, ao pós-operatório.

Contraindicações para a Laserterapia

Alguns procedimentos odontológicos possuem contra indicações, o que ocorre também na Laserterapia. Ela não pode, por exemplo, ser utilizada quando há um quadro grave de tumor.

Isso se deve ao fato de os raios lasers agirem estimulando o metabolismo dos tecidos da região onde o feixe de luz é aplicado. Dessa maneira, as células cancerígenas podem  se expandir, causando vários problemas relativos à doença.

O odontologista, antes de aplicar o tratamento, deve observar o quadro do paciente. Há também uma contraindicação relacionada aos casos de infecções locais. Antes de aplicar a terapia à laser, é necessário utilizar um antibiótico.

Felizmente, a Laserterapia é um tratamento com poucas contraindicações. Ela pode ser utilizada tanto em crianças, quanto em idosos. É um tratamento eficiente, com resultados pertinentes e deve ser amplamente utilizado.

Conclusão

A Laserterapia é um procedimento amplamente difundido, em diversas atividades médicas, tendo um papel importante na odontologia. Os resultados de sua aplicação são admiráveis, o paciente pode observar seus resultados rapidamente.

Com um diagnóstico preciso, o odontologista poderá indicar a aplicação certa para vários tipos de problemas relacionados à saúde bucal. Portanto, não se esqueça de visitar um profissional qualificado periodicamente, além de cuidar todos os dias de seus dentes, realizando a sua higienização de forma correta.