Clareamento dental: o que é e como fazer

Todo mundo busca por um sorriso brilhante, perfeito. Contudo, vários fatores podem escurecer e manchar a sua arcada dentária, como o tabagismo, café, chocolate, refrigerante, alimentação inadequada, além da falta de higiene. Felizmente, pode-se fazer um tratamento de clareamento dental, a fim de resolver este problema, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Atualmente existem várias opções de  procedimentos que podem resolver esta questão. Com o avanço da tecnologia, estes tratamentos ficaram mais acessíveis, além de existir diversos planos de saúde que cobrem o clareamento dental.

Uma ida a um bom dentista é indicada para que se faça um diagnóstico preciso, observando quais dentes estão mais escuros e o que está causando esta situação. Em sua análise, o odontologista indicará o tratamento certo para a sua situação.

O que é o clareamento dental

O tratamento para clarear os dentes consiste em realizar uma pequena limpeza na estrutura dentária. Ele pode ser realizado em casa, através de uma moldeira, no consultório, com um procedimento realizado pelo dentista,  ou utilizando as duas técnicas.

O clareamento dental não é muito agressivo, na verdade é um tratamento indolor. O dentista utiliza materiais compostos de peróxido de hidrogênio, que, ao interagir com o dente, quebra as moléculas que causam a pigmentação.

Dessa maneira, ele embranquece a dentição, deixando-a novamente com um aspecto saudável. Normalmente, o procedimento feito pelo dentista dura cerca de cinquenta minutos, podendo, se for o caso, ser realizada mais uma ou duas sessões.

No caso da utilização da moldeira, que é um molde da arcada dentária, o paciente deve aplicar o gel clareador fornecido pelo dentista e de acordo com o nível de sensibilidade dentaria ser aplicado o protocolo mais indicado, sendo o uso da moldeira por uma hora ou até mesmo dormir com ela. Essa técnica precisa pode ser realizada até durante 30 dias, até clarear completamente os dentes.

 Vantagens e benefícios do clareamento dental

As vantagens de se realizar o tratamento são inúmeras. Podemos destacar o fato de ser mais fácil observar algum problema na dentição, também há aumento da auto estima do paciente, o fim das manchas dentárias, o fortalecimento dos dentes, e muito mais.

Além disso, com os dentes mais saudáveis, o paciente é estimulado a cuidar mais dos dentes e a melhorar a sua higiene pessoal. No aspecto psicológico, a pessoa que realiza o procedimento adquire uma maior confiança, e volta a sorrir com mais frequência.

Quanto tempo dura o clareamento dental

São vários os fatores que podem ajudar o paciente a continuar com seus dentes brancos. Após o tratamento, é indicado que ele mantenha a escovação e o fio dental. Ele também deve consumir menos alimentos problemáticos, como o café, o chocolate e o refrigerante.( apagado frases)

No entanto, o clareamento deve durar por até dois anos. No caso de haver necessidade, é possível fazer um reclareamento, que é um procedimento bem mais simples e rápido. Pode ser feito em uma consulta, ou em casa, utilizando uma moldeira por uma semana.

Reações adversas

O procedimento de clarear os dentes pode ocasionar algumas reações como um aumento da sensibilidade da sua dentição. O paciente pode sentir uma pequena dor ao consumir determinados alimentos.

Como há uma reação química envolvendo os dentes no processo, há uma desmineralização do esmalte dentário, deixando-os, então, um pouco mais sensíveis, principalmente a alimentos e bebidas em altas temperaturas.

Quando o tratamento é feito no consultório odontológico, um tipo de laser é aplicado à dentição. Esse também pode ser um fator determinante, deixando os dentes do paciente um pouco menos sensíveis.

Pode-se diminuir a sensibilidade da arcada dentária reduzindo a concentração do gel clareador e aplicando o gel regenerador, que possui substâncias, como materiais à base de potássio, que são capazes de diminuir a sensação de dor do paciente.

Após o clareamento dos dentes, é indicado que se evite alimentos e bebidas em alta temperatura e que se mantenha a higiene dentária, no seu dia a dia. O paciente deve observar que talvez seja necessário realizar o tratamento com géis de baixa concentração, a fim de não deixar seus dentes mais sensíveis. 

Conclusão

O clareamento dentário é um tratamento simples e pouco invasivo. É o campeão na lista dos procedimentos mais realizados em nosso país. De acordo com o Conselho Federal de  Odontologia, ele vem crescendo cerca de 30% a cada ano. Se você deseja voltar a ter seus dentes lindos e brilhantes, procure um dentista próximo a você. Um profissional qualificado pode trazer seu sorriso de volta.