Dentística: Saiba mais sobre esta especialidade

 

Que tal conhecer um pouco sobre a dentística? Através desse ramo da odontologia, você pode ter seu belo sorriso de volta e ainda fomentar a sua saúde bucal. Felizmente, com os atuais avanços tecnológicos, é possível melhorar a sua autoestima, promovendo diversos tratamentos estéticos e corrigindo vários tipos de problemas.

Ao restaurar um dente, o paciente recupera a harmonia e beleza de sua arcada dentária, ou mesmo de um dente em específico. Essa especialidade da odontologia é cada vez mais procurada por pessoas com diversos tipos de adversidades, como manchas nos dentes, fraturas, cáries etc.

A dentística é uma das especialidades da odontologia mais conhecida. Seus tratamentos visam preservar e recuperar a plenitude dos dentes, em sua estrutura e funcionalidade. Além disso, são procedimentos que podem atuar melhorando a aparência, deixando os dentes mais harmoniosos e iluminados.

O que é dentística

A dentística é um ramo da odontologia que procura atuar na estética e na restauração dos dentes do paciente. Ela foi reconhecida nos anos 70 e de lá para cá vem sofrendo várias mudanças, sendo uma das práticas mais procuradas por pessoas com problemas relativos à sua saúde bucal.

Os tratamentos mais conhecidos são o clareamento dental e a restauração deles, motivada por fraturas, cáries e abrasões. Normalmente a dentística é dividida em dois tipos, a dentística restauradora e a estética.

Dentística estética

Esta é uma especificidade bastante conhecida, principalmente por ter famosos do mundo inteiro a propagando, ao mostrar seus sorrisos lindos e brilhantes na TV. Tem como grande vantagem uma melhora na autoestima do paciente.

É possível harmonizar os dentes através de diversas intervenções, como a colocação de lentes de contato dental e facetas de porcelana. Antes de realizar os procedimentos, deve-se observar que o profissional que irá fazê-los precisa ter um bom senso de estética e imagem, a fim de proporcionar um trabalho de qualidade.

 

Dentística restauradora

A dentística restauradora visa recuperar a saúde dental do paciente, restaurando e recuperando os dentes de doenças infecciosas, cáries, quebra dos dentes, entre outros. São vários os tratamentos disponíveis.

Este tipo de procedimento procura impedir maiores danos à saúde bucal. Por exemplo, o dentista pode remover a cárie e restaurar o dente, prevenindo a sua perda. Dessa maneira, o paciente recupera sua mastigação e a estética da arcada. 

Veremos abaixo alguns tratamentos de dentística:

Clareamento dental

Para clarear os dentes, o profissional utiliza diversos materiais que podem ser a base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Estes, ao entrar em contato com a sua superfície, destroem as moléculas pigmentadas, fazendo com que fiquem menores e, consequentemente, com que os dentes fiquem mais claros. Podem ser feitos com método caseiro, no consultório ou os dois métodos juntos (duo).

São várias as vantagens desse tipo de procedimento. Podemos destacar a melhora da autoestima, da aparência dos dentes, melhora no cuidado bucal, e muito mais. 

Lentes de contato

Neste procedimento, o odontologista coloca uma pequena resina ou um recobrimento de porcelana nos dentes, corrigindo ou escondendo pequenas falhas na dentição, como manchas, por exemplo.

A colocação de lentes de contato é basicamente uma estética dentística. Elas alteram a cor, o formato, seu contorno e proporção. O paciente ganha um sorriso novo, iluminado e harmônico. 

Facetas de porcelana

As facetas de porcelanas são parecidas com as lentes de contato dentais. O dentista aplica a faceta direto no esmalte do dente e esculpe o material de forma a harmonizar a peça. É muito utilizada para corrigir alguma fratura ou trinca, e completar um espaço no dente do paciente.

A colocação das facetas também pode ser considerada um procedimento estético, visto que aprimora o visual dos dentes e corrige defeitos em sua formação. Suas restaurações de cerâmica possuem tamanhos de 1 a 1.5 milímetros. 

  

Restaurações dentárias

Muito utilizada para o tratamento de um trauma causado por uma cárie, as restaurações procuram reconstruir as estruturas dentárias. Ela pode evitar situações graves como a perda dos dentes, entre outras consequências.

O procedimento remove a parte afetada do dente e completa o espaço com materiais próprios, que irão impedir a entrada de bactérias, e a degeneração do local. O paciente que apresenta um comprometimento de seu dente deve buscar realizar uma restauração dental.

Conclusão

A dentística não apenas recupera a estética dental do paciente, como reestabelece a sua estruturação e funcionalidade. O profissional especializado procura realizar um diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Não se deve esquecer da importância de visitar o seu dentista de seis em seis meses, e manter uma boa higienização bucal.