Endodontia: saiba mais sobre este tipo de tratamento

Neste artigo iremos tratar sobre a endodontia, o que é e como fazer este tipo de tratamento que pode auxiliar de muitas formas na sua saúde bucal. Conhecendo mais sobre este procedimento, você poderá ir em busca de uma intervenção de acordo com as suas necessidades, voltando a ter um sorriso perfeito.

Esse é um ramo da odontologia que procura prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios relacionados à polpa do dente, além de seus efeitos nos tecidos da região periapical. Muitas pessoas pensam que é só um tratamento de canal, o que é uma inverdade.

Através da endodontia, é removida a polpa do dente, que é um tecido de menor tamanho que se situa em seu interior. Alguns problemas como uma cárie profunda, um dente trincado e um acidente como uma pancada, podem causar danos na dentição, sendo necessária uma intervenção.

O dentista especialista nesta área de atuação é chamado de endodontista. Ele trata de cáries profundas, fraturas, traumas, e o que mais possa afetar a ordenação interior dentária. O profissional procura prevenir infecções agudas e a necrose completa do dente, evitando a perda dele.

O que é Endodontia

Antes do procedimento, o endodontista deve observar o quadro clínico real de seu paciente. Dessa maneira, ele saberá qual será o procedimento necessário, a fim de preservar a sua dentição e conservar a sua saúde bucal.  

O profissional irá realizar o diagnóstico para saber se o problema, a dor que o paciente está sentindo, é originada na polpa do dente, ou na região periapical. Desse modo, ele irá realizar o devido tratamento.

Podemos destacar como tratamento principal a remoção da polpa do dente e obturação do sistema de canais radiculares.

Vantagens de um tratamento de endodontia

Existem várias vantagens de se realizar uma intervenção. Deve-se observar que no caso de qualquer dor dentária, é indicado que se vá logo ao dentista. Dessa maneira sua dentição poderá ser preservada, sem maiores problemas. Veremos abaixo algumas vantagens:

  • Prevenção da extração dentária.
  • Antecipação de lesões que possam comprometer não apenas o dente, mas as suas estruturas de suporte.
  • Evita a colocação de próteses dentárias após a perda do dente.
  • Alívio da dor de dente.
  • Prevenção de infecções.
  • Aumento da autoestima.
  • Maior segurança ao ingerir alimentos.

Pós-operatório

Após a intervenção, é indicado que o paciente tome alguns cuidados, para que não haja problemas futuros, como manter o repouso, evitar alimentos que sejam difíceis de serem mastigados, tomar a medicação adequada, receitada pelo dentista, manter a boa higiene bucal, retornar ao profissional sempre que for necessário.

Entre em contato com nossa equipe e agende sua consulta já!

Conclusão

A endodontia é uma grande aliada à saúde bucal. Deve ser realizada por um profissional competente, de preferência um especialista. Além das visitas regulares ao dentista, é indicado que se tenha uma boa higiene, escovando os dentes após as refeições, passando fio dental. Caso tenha algum problema, alguma dor de dente, procure por um dentista de confiança!