Muitas pessoas que procuram por uma saúde dentária e um belo sorriso procuram por um dentista a fim de ter uma dentição mais harmônica e realinhada, corrigindo qualquer imperfeição.
Atualmente existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos.Por essa razão, neste artigo iremos tratar de alguns modelos e como eles podem se ajustar às suas necessidades. Veremos como a tecnologia moderna pode trazer de volta um sorriso perfeito.
O aparelho não apenas é um aliado a uma bela dentição, como também pode ajudar às pessoas com problemas no maxilar. Ele não apenas corrige transtornos estéticos, como também auxilia em uma ordem funcional da arcada e resolve uma possível obstrução.
O aparelho ortodôntico, também conhecido como aparelho dentário, é um instrumento que incentiva a movimentação dos dentes. Dessa maneira, ele procura realizar uma correção da posição destes, na sua arcada dentária.
Ele é um instrumento necessário para pessoas que, por alguma razão, possuem uma má formação em sua disposição dentária. Dessa maneira, o dentista procura corrigir qualquer problema relacionado, como por exemplo recuperar um encaixe saudável da mordida.
Ao realizar uma análise das necessidades de seu paciente, o profissional buscará um aparelho que irá consertar eventuais problemas relacionados à arcada. Neste caso, ele irá escolher o aparelho ortodôntico ideal para a pessoa.
O aparelho dental é um importante instrumento na correção e alinhamento dos dentes. Ele auxilia não apenas esteticamente, mas promove um auxílio à saúde bucal do paciente. Ele não só altera a estrutura da arcada dentária, como também atua no crescimento e desenvolvimento dos maxilares.
Através deste dispositivo, o paciente pode remodelar a sua estrutura óssea, muscular, articular e funcional. O aparelho exerce uma força nos dentes que auxilia na correção ou no alinhamento deles.
O dentista irá observar o diagnóstico de seu paciente e escolher o aparelho ortodôntico mais adequado à situação. Dependendo do caso, o tratamento dentário pode durar, em média, de um até três anos.
O dentista fará uma análise da arcada dentária do paciente e escolherá o melhor tratamento. Podemos destacar alguns problemas de dentição como dentes tortos ou separados, também chamados de diastema.
A grande maioria dos pacientes procura um dentista para resolver algum problema estético relacionado à sua dentição. No entanto, o aparelho ortodôntico também pode proporcionar uma melhoria na fonação, na respiração e na mastigação.
O aparelho dental ainda pode ser utilizado para reduzir eventuais problemas relacionados à articulação temporo-mandibular, que é a articulação entre o maxilar inferior e a caixa craniana. Ele também auxilia em casos de mau fechamento da boca.
Veremos abaixo alguns tipos de aparelhos ortodônticos. Eles são instrumentos que variam em muitas de suas características, se diferenciando principalmente para atender as necessidades do paciente em questão.
AUTOLIGADO X CONVENCIONAL
A grande diferença entre os dois sistemas é que no caso dos aparelhos autoligados os fios do arco ortodôntico são presos diretamente aos braquetes, que têm estruturas como um clique. Já no convencional essa ligação é feita por ligaduras elásticas – as famosas borrachinhas.
APARELHO CONVENCIONAL
O Aparelho Ortodôntico Metálico Convencional é o mais comum e amplamente utilizado entre os pacientes.
Fabricado de um aço inoxidável de alta qualidade, é composto pelos braquetes que são colados na face externa (vestibular) da maioria dos dentes e por anéis metálicos, também conhecidos como bandas, que circundam alguns dentes, aumentando a resistência do aparelho ortodôntico.
A movimentação ortodôntica ocorre devido aos arcos que percorrem os braquetes e as bandas, movimentam os dentes para a correta posição.
Os fios são fixados por elásticos ou por amarras metálicas.
APARELHO AUTOLIGADO
Aparelho Ortodôntico Metálico Autoligado
Os aparelhos ortodônticos autoligados são fabricados com aço inoxidável de alta qualidade, o mesmo material utilizados nos aparelhos ortodônticos metálicos convencionais
Utiliza-se uma tecnologia de “porta de correr” que substitui os elásticos na fixação do fio nos Slots.
O fio desliza com maior facilidade dentro dos braquetes, criando menos atrito.
Muitas vezes o número de visitas ao ortodontista é menor se comparado com os sistemas tradicionais.
A velocidade de tratamento poderá ser menor, dependendo do caso a ser tratado.
Existem no mercado aparelhos autoligados metálicos e estéticos.
Este instrumento é bastante utilizado pelos dentistas, se encaixa na arcada e tem como vantagem o fato de poder ser retirado a qualquer momento, pelo próprio paciente. São vários os modelos que atendem as mais diversas necessidades.
Entre em contato com a gente e veja qual melhor aparelho ortodôntico para sua situação.