Um implante dentário pode ser uma boa saída para quem perdeu um dente. São vários os fatores que podem levar a esse problema. O cigarro, uma inflamação na gengiva, a chamada periodontite, podem levar a uma supressão, perda da dentição.
Felizmente, com a tecnologia atual, ficou fácil realizar um implante dentário. Mesmo para quem perdeu vários dentes. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), são feitos por ano cerca de um milhão de implantes em nosso país.
Para quem deseja realizar um implante dentário, algumas dúvidas aparecem. Portanto, convém conhecer como é feita a cirurgia e quais as suas vantagens. Veremos abaixo algumas questões acerca da sua implantação.
Como é feito o implante dentário?
O processo de se colocar um implante dentário, consiste em por um pino de titânio para substituir a raiz do dente. Através de uma cirurgia, o dentista fixa o pino ao osso e depois de um tempo, quando ele se integra à estrutura óssea, é colocada uma prótese permanente.
O titânio é um metal que se adapta bem ao organismo. Ele “gruda” no osso permanentemente. Dessa maneira, ele não é rejeitado pelo corpo. Além disso, o pino não enferruja ao entrar em contato com a umidade da cavidade bucal.
É necessário que haja uma reabilitação oral após o procedimento. A cirurgia é segura e não oferece risco ao paciente. O implante dentário tem tido uma boa aceitação da população por ter se tornado mais acessível que antigamente.
Os materiais utilizados na cirurgia estão atualmente mais acessíveis, mesmo os importados. Há também uma maior facilidade no pagamento, o que fez com que pessoas de baixa renda pudessem sonhar com uma dentição perfeita.
Vantagens de se realizar um implante dentário
Podemos citar como algumas vantagens de se realizar um implante dentário:
- Aumento da autoestima do paciente.
- Estabilidade da arcada dentária.
- Melhora na mastigação dos alimentos.
- Recuperação da fala.
- Melhora da higiene bucal.
- Dentes com aparência natural.
Quanto tempo dura um implante dentário
Por utilizar um pino de titânio, o implante dentário pode durar por toda a vida. É um material bastante resistente e fica fixado no osso da arcada. Dessa maneira, ele não se deteriora. Se a cirurgia for feita com um bom especialista, é certo que o paciente não terá problemas com a prótese.
Entretanto, deve-se observar que no implante, uma coroa é posta sobre o pino. Ela ocupa o espaço que antes era do dente. Sendo produzida com resina ou porcelana, pode haver a necessidade de uma troca em algum momento.
Para que o implante tenha uma boa longevidade, é imprescindível que se faça a cirurgia com um bom odontologista. Além disso, os materiais devem ser de boa qualidade. O paciente também deve seguir as recomendações do dentista. Alguns hábitos também ajudam na longevidade dos implantes, como parar de fumar, não morder objetos ou roer as unhas, e manter a higiene bucal.
Tempo de recuperação
O tempo de recuperação do paciente está associado com a cicatrização após a intervenção cirúrgica. Ela dura alguns meses, é indolor, e o paciente pode seguir com sua vida normal. Após a cirurgia, o paciente deve se alimentar com substâncias pastosas, apenas por um ou dois dias. No mais, é uma recuperação bem tranquila.
Conclusão
O implante dentário é uma boa saída para quem perdeu um ou mais dentes por algum motivo. É uma cirurgia simples que é realizada em dois momentos. A implantação do pino de titânio e o dente provisório, são colocados em uma operação de uma hora. Depois de seis meses, é colocada a prótese definitiva.
Se você deseja colocar um implante dentário, nossa clínica é especializada. É um procedimento simples que em pouco tempo, trará o seu sorriso de volta. Entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo.